terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Shinai: pensar, recordar ou amar

Em Lima reunimo-nos com a organizaçao Shinai. Shinai significa pensar, recordar ou amar no idioma Nahua, do povo que vive no Sul da Amazónia peruana. Esta organizaçao, composta de jovens, apoia as comunidades amazónicas na defesa dos seus direitos contra a exploraçao dos recursos naturais na Amazónia, com graves impactes ambientais. Falamos sobretudo de exploraçao petrolífera e de comunidades que vivem na sombra da desflorestaçao, derrames de petróleo, contaminaçao dos seus recursos hídricos e solos. Falamos de comunidades que, devido a estas exploraçoes, deixaram de ter o espaço natural necessário à continuaçao das suas práticas ancestrais de caça e recolecçao e das suas práticas rituais, e assim vao perdendo a sua identidade e auto-estima. Há graves repercussoes na saude das crianças e de toda a comunidade, devido à ingestao de águas contaminadas e demais contacto com agentes nocivos.

Shinai trabalha com diversas comunidades indígenas, através de processos participativos e de capacitaçao. Começam por fazer um mapeamento dos territórios de cada comunidade. Os mapas resultantes permitem defender os seus direitos de cada vez que uma nova empresa quer impôr a sua autoridade sobre determinadas áreas, ignorando a que comunidade pertencem. Os mapas participativos, desenhados pelos indígenas locais, documentam a vivência pessoal dos territórios e os conhecimentos das plantas, dos animais e dos mitos. De seguida, a capacitaçao de monitores ambientais eleitos pela comunidade e dotados de GPS e câmaras fotográficas permite monitorizar delitos ambientais.
Shinai vai acolher voluntários, que estejam fortemente interessados e motivados para experienciar trabalho de campo junto de comunidades na Amazónia profunda e a partir da cidade de Iquitos - onde todas as deslocaçoes se fazem de barco.

1 comentário:

  1. Ficámos maravilhados com as últimas imagens!
    Obrigada por partilharem connosco a vossa aventura e estamos contentes por tudo estar a correr conforme esperavam.
    Estamos ansiosos pelo vosso regresso.
    Abraços e beijinhos dos Pais/Avós

    ResponderEliminar