segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Amazónia!

Ha! Depois de tantos anos a sonhar com a Amazónia, ei-la que se descobre perante nós! Chegámos dia 19 de Novembro a Macas, no Oriente (como no Equador se designa à regiao amazónica), mais uma vez em longas horas de autocarro, desfilando entre vales verdes e cascatas à beira da estrada e aldeias de madeira invadidas de verde por todos os cantos. Que deslumbramento!
Na cidade de Macas reunimos com a Fundación Chankuap. Esta organizaçao trabalha com comunidades indígenas Shuar e Achuar, distantes da cidade por intermeio de avioneta e barco. Com eles trabalham temas como a segurança alimentar, acompanhando-os no cultivo de hortas de subsistencia e depois comprando produtos excedentes, tais como o amendoim, o achiote, o gengimbre e muitas outras plantas. Estes produtos sao transformados em Macas, nas instalaçoes da Fundación Chankuap, resultando em cosméticos naturais ou fito-fármacos. Também se comercializam produtos nao transformados e ainda artesanato. Muitos dos produtos da fundaçao sao exportados como Comércio Justo. Além disto, a fundaçao trabalha com meninos de Macas, para reinserçao e reforço escolar, prevenindo a existencia de crianças na rua.
O trabalho da Fundación Chankuap em Macas originou-se de missoes salesianas junto das comunidades indígenas e, embora a maior parte da equipa seja laica, nao pudemos aperceber através da reuniao qual o teor cristao da sua intervençao junto das comunidades.

Depois de reunirmos com Chankuap, decidimo-nos oferecer a nós próprios dois dias de selva! Sim, com crianças e tudo e sim, é possível. Nao penetrámos profundamente na selva, mas caminhámos em floresta primária e andámos de canoa nos rios. Onde estivemos, o risco era reduzido de encontrar animais ou insectos "perigosos". Uma guia explicou-nos as dádivas florestais, entres legumes da selva, plantas de onde se bebe água e muitas plantas medicinais. À noite, numa cabana, contou-nos histórias da mitologia Shuar e de algumas práticas xamanicas. No dia seguinte decidimos caminhar até uma cascata... e fomos completamente banhados por uma chuva torrencial, que nos deixou encharcados a todos. Sim, crianças e tudo... Bem que se denomina em ingles "rain forest" às florestas tropicias! Apanhámos mais um autocarro de longas horas e seguimos em direcçao ao Perú.

3 comentários:

  1. Que aventura!Estamos desejosos de vos ter de volta para partilhar melhor convosco todas essas experiências.
    Continuação de boa viagem. Estamos com muitas saudades.
    Muitos beijos e abraços dos avós e pais João e Lina
    A encomenda chegou... que perfume a café!

    ResponderEliminar
  2. Descubri agora que andavam numa eco trip pelo Peru, boa viagem divirtan-se bastante.
    O peru tem altas ondas esquerdas interminaveis.
    Abraços calhi

    ResponderEliminar
  3. Depois de ter aproveitado do vosso "Carnet de voyage" na Gaïa Lisboa o dia 30 de Janeiro, fico com ainda mais curiosidade de conhecer as associações que vocês visitaram. Existe oportunidade de intercambio voluntario no Ecuador, com o Gaïa Alentejo sem ser atravês do SVE? Obrigada, Cloé Lisboa.

    ResponderEliminar