domingo, 18 de outubro de 2009

Os efeitos da linha do Ecuador

Enquanto esperamos por segunda feira para começar as nossas visitas aos projectos de voluntariado no Ecuador fomos visitar La Mitad Del Mundo, o local a norte de Quito onde supostamente passa a linha do meio do mundo.
A pergunta que nos guiou durante o percurso de hora e meia entre vários autocarros para lá chegar foi: é verdade que a água num ralo roda para um lado no hemisfério norte e para outro lado no hemisfério sul?


No museu e parque temático da Mitad Del Mundo descobrimos entre outras coisas que na linha do Ecuador a água ao escorrer por um ralo nao roda para lado algum.
É esta a imagem que se pode ver no vídeo abaixo mas toda a experiência tal como a vimos está disponível num video melhor aqui.


Neste parque temático realizaram uma experiencia à nossa frente em que dois metros a norte a água roda para a esquerda e dois metros a sul ela roda para a direita. Humm. Alertados por alguma pesquisa anterior conseguimos, após alguma insistência e aplicaçao cuidadosa do charme do detective curioso, que a nossa guia nos confessasse que esta experiência é um pequeno embuste com fins didáticos. Na verdade apesar deste efeito existir e ser verdade ele nao se verifica a uma distância tao pequena da linha imaginária do Ecuador. Nao ficámos a saber exactamente como conseguem fazer esta experiência parecer tao verdadeira mas ficámos com com comichao para saber mais sobre a força de Coriolis.

André

3 comentários:

  1. Afinal só se prova que as Ciências Exactas não são assim tão exactas... Não há nada como o valor simbólico. Nos es verdad? ;)

    Bjs
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. São notáveis os efeitos da Linha Equatorial,com a Sara a começar a rodar para a direita e o André,com a ajuda da Lua, a tentar contrariar, em vão,o inicio do giro para a esquerda. Também,como provável efeito equatorial,a resolução da nova máquina fotográfica é excepcional! Bjos.

    ResponderEliminar